sexta-feira, 15 de maio de 2009

Paciência

Paciência, oitavo fruto do Espírito Santo

Estamos quase a concluir esta série dos 9 frutos do Espírito Santo. Hoje vamos refletir sobre o fruto da PACIÊNCIA.

São Pedro ao falar do dia do Senhor consegue traduzir muito bem o significado da palavra paciência. Ele diz; “Deus está demonstrando paciência para conosco, pois não quer que alguns se percam, mas que todos se salvem” II Pedro 3,9. Em outras palavras São Pedro está dizendo que Deus não teria necessidade de esperar mais tempo para intervir neste mundo, mas que pelo grande amor que Ele tem por cada um de nós, Ele usa de muita paciência para com aqueles que ainda não alcançaram a conversão necessária para a salvação. Por tanto, a paciência é um fruto necessário para lhe dar com os limites dos outros. Quem se apodera deste fruto é capaz de contemplar a bondade e a beleza que se esconde por detrás dos defeitos dos outros.

É bom lembrar que nós estamos em obras, nossa vida vai se construindo ao longo da história, e isso requer muita paciência. Quando estamos em construção em nossa casa ou mesmo uma simples reforma, nossa vida fica uma bagunça que só, irritamos com as coisas fora do lugar, com a poeira, barulho e toda demora que uma construção requer. É preciso usar de muita paciência que queremos experimentar a beleza que está por vim após a casa construída ou reformada. Depois de pronto a casa fica com um cheirinho de nova e aí tudo muda também dentro de nós, sentimos um vigor novo, um prazer de estar em casa e desfrutar da recompensa de ter tido paciência.

Agora imagina isso acontecendo conosco nesta casa que é o nosso coração. Nosso coração está em obra por toda vida e certamente só vamos contemplar está casa pronta na vida eterna.

Eu quis dizer tudo isso para afirmar a importância de tornar a nossa vida mais saudável.

Maria compreende perfeitamente este processo da paciência. Ela que usou de muito deste fruto diante de todos os desconfortos que o seu sim trouxe sobre si ao aceitar o plano de Deus em sua vida. Maria ganhou a predileção de Deus, mas também o sofrimento, perseguição, dor e uma vida inteira exigente. Não é a toa que ela leva o nome de Nossa Senhora das Dores, Mãe da paciência, Virgem dolorosa, ela que teve seu coração transpassado pela espada do sofrimento só venceu por que muito amou, mas apoderou-se do fruto da paciência para conseguir tal vitória.

Ser paciente não é ser passivo diante dos problemas, mas é uma virtude necessária para dialogar com o nosso mundo interior, nossas emoções e temperamentos e assim encontrar tempo para assimilar a melhor resposta, a mais adequada para cada situação.

Que Maria nos ensine o verdadeiro caminho da paciência para alcançarmos a salvação nossa e dos outros.

Com carinho Marcelo Pereira