segunda-feira, 20 de abril de 2009

Amabilidade

Amabilidade, sétimo fruto do Espírito Santo

Estamos caminhando bem sob a linha de pensamento de S. Paulo narrado na Epístola aos Gálatas, onde Paulo destaca 9 frutos do Espírito Santo como fonte de vida interior capaz de nos ajudar a crescer em maturidade.

Gostaria de começar dizendo que a amabilidade deriva da palavra amável, que também pode ser manso ou PRAYTES, em grego. Jesus nos convida a aprender com Ele a sermos manso “amável” e humilde de coração. Mat 11,29. Logo, Jesus é um modelo por excelência na prática da amabilidade. Se quisermos um exemplo de quem vive ser amável, manso e humilde devemos olhar para Jesus sob todos os sentidos.

No dicionário amabilidade tem o seguinte significado; 1- qualidade de amável.
2- Delicadeza e atenção no trato; gentileza, afabilidade, cortesia. Embora sejam estes substantivo feminino, isto não restringe o destinatário nem se limita a uma questão de sexo. Tanto os homens como as mulheres podem e devem cultivar a amabilidade.

Uma pessoa amável é aquela capaz de agir com mansidão diante de situações que normalmente nos impulsiona a agressividade. É a capacidade de ser sereno e calmo diante do agressor e dar resposta diferente com amor e com serenidade a ponto de desconcertar o ato de agressão e rudez daquele momento. Em uma fração de segundos, uma pessoa amável busca o seu equilíbrio, pois ela sabe quem é e de que é capaz, por isto ela dialoga rapidamente com os frutos do Espírito Santo que também está nela e ali ela decide estar no centro, ponto cujo amor acontece. Isto não significa que uma pessoa amável não traz consigo o impulso da agressão e da rudez como se aceitasse tudo passivamente, não é isso, somos marcados pelo pecado original. Trata-se de uma serenidade superior, proveniente de uma sabedoria interior. Segundo Platão, tal atitude realça a marca de uma pessoa culta e nobre.

Um dos alunos que mais absorveu de Jesus esta característica foi o apostolo João, considerado o apostolo do amor, aquele que se reclinou sobre os ombros de Jesus na última ceia. Ele é quase um protótipo de Jesus na questão da amabilidade. Ninguém falou melhor sobre o amor do que João em suas 3 Epístolas do novo testamento.

Jesus diz que “os mansos de coração há de herdar a terra” Mat 5,4. Então num futuro breve não haverá espaço na terra para pessoas rudez e agressivas. Então o jeito é se adequar na mansidão para não ficar de fora. É uma questão de treino, aprendizado.

Vamos tecer os olhos sobre a pessoa de Maria. Ela trás vários títulos que caracteriza a amabilidade. “Mãe do amor”, “Mãe terna, serena, acolhedora, paciente, delicada, atenciosa, gentil”, “Mãe da Misericórdia”, e por aí vai. E onde Maria adquiriu todas estas virtudes? É claro que foi através de Jesus, sua escola se deu através do seu filho desde a sua infância, Maria já assimilava as atitudes de Jesus, não por que Ele era Deus, mas porque ele viveu sua vida na terra como homem, tudo semelhante ao homem com exceção do pecado, o resto foi igual a nós, mas por graça do SER Jesus viveu o perfeito amor em todas as coisas. O modelo para chegar à perfeição no amor como ressalta S. Paulo em Colossenses 3,14, é Jesus, este foi o modelo de Maria e continua sendo para nós também.

O mundo só vai conhecer o verdadeiro amor por meio de Jesus, fora D’Ele o amor será sempre imperfeito. É por isso que Maria continua sua missão na terra como foi em Fátima em plena guerra, ela pede o fim da violência que é a inimiga numero 1 da amabilidade.

A amabilidade significa a coragem de realizar, a partir de um equilíbrio interno, e de modo sereno e amável, aquilo que foi reconhecido como adequado.

Que Nossa Senhora nos ensine o caminho do perfeito amor, e que a violência morra na escolha que faremos em sermos amáveis e serenos diante de qualquer situação.

Deus abençoe você!

Com carinho Marcelo Pereira