sexta-feira, 15 de maio de 2009

Autodomínio

Autodomínio, nono fruto do Espírito Santo

Com este fruto, estamos concluindo nossa reflexão sobre os noves frutos do Espírito Santo como fonte de vida interior. Para mim foi uma experiência enriquecedora refletir estes noves frutos sob o testemunho e a vida de Nossa Senhora.

Tentamos seguir a seqüência de Paulo nas cartas aos Gálatas, e parece que propositalmente o autodomínio foi o último fruto da sua lista, por ser um fruto que de certa forma depende um pouco dos outros.

Em grego a palavra “ENKRATEIA” firma o significado da palavra abstinência que é o caminho que se pode chegar ao autodomínio de si próprio. Em outras palavras podemos dizer que o autodomínio é a virtude de alguém que possuí domínio e poder sobre algo, mas sobre tudo sobre si mesmo.

Paulo tenta explicar este conceito quando ele fala do atleta, onde o atleta precisa cultivar uma seria disciplina se quer alcançar alguma vitória ou a coroa merecida. II Tim 2,4

O autodomínio se passa pelo exercício diário de dominar tudo aquilo que nos rouba a liberdade. É certo que hoje em dia a palavra liberdade também caiu no descrédito pelo fato de muitas pessoas tê-la confundido com a palavra libertinagem, mas a verdadeira liberdade é aquela em que eu tenho o domínio de escolher o que é certo e o que é conveniente para mim e para os outros. São Paulo também gosta muito de falar da liberdade da carne e a liberdade do Espírito, Gal 5,13. Para Paulo a carne em seus desejos, opõe-se ao Espírito Santo, e que seus frutos se distinguem uns dos outros. Daqui, saíram os noves frutos do Espírito Santo e também os frutos da carne que vamos refletir mais para frente. Isto justifica ser o último fruto citado por Paulo por ser também um dos mais difíceis de obter. Este autocontrole de si próprio é que vai nos proporcionar a viver a nossa vida com equilíbrio, e sem este fruto certamente será difícil ser santo, pois a santidade consiste em dominar todas as vontades do homem velho e viver segundo o homem novo transformado pelo Espírito Santo de Deus. Quem se deixa dominar por suas paixões perde a sua força interior.

Neste contexto quero apenas ressaltar a postura de Maria durante seu trajeto ao lado de Jesus na Paixão de Cristo. Quando o evangelista afirma dizendo que Maria se manteve de pé diante daquele suplicio que via passar seu filho Jesus, ele estava ao mesmo tempo dizendo que Maria tinha o controle em suas mãos de todas as suas emoções e sentimentos estigmatizados pelo sofrimento de cada estação que seus olhos contemplaram. Não se trata de uma repressão, e sim de uma escolha livre de dominar aqueles sentimentos que poderiam transmitir revolta ou desespero para Jesus. No filme do Mel Gipson é nítido que Jesus por muitas vezes se levanta do chão com um novo vigor quando ele conseguia fixar os seus olhos nos olhos de sua mãe no meio de toda aquela multidão.

Se quisermos produzir tais frutos, temos que tentar fixar nossos olhos nos olhos de Maria no meio das tantas dificuldades e obstáculos que nos cercam no dia a dia.

Espero poder ter ajudado você nesta simples partilha que caminhamos sob os noves frutos do Espírito Santo. E quero terminar afirmando que estes nove frutos nos são necessários para tornar a nossa vida plena e saudável.

Nos próximos artigos vamos conhecer as quatro virtudes cardinais.

Com carinho Marcelo Pereira