quinta-feira, 16 de abril de 2009

Paz, terceiro fruto do Espírito Santo

Tal qual a ALEGRIA, a PAZ é um fruto do Espírito Santo indispensável para a construção dos relacionamentos.

Em hebraico a palavra paz é a tradução da palavra SHALOM, também muito conhecida em nosso vocabulário. A paz é conhecida ainda como “PACISCI” que significa travar uma conversa, negociar, fazer as pazes.

Moramos em um mundo violento, barulhento, cheio de conflitos e guerras, e é neste mundo que somos desafiados a cultivar a PAZ. Porém, para que a paz possa reinar sobre este mundo é preciso antes cultivá-la em nosso coração. É do nosso interior que surge a violência, as guerras, discórdias, intrigas e divisões, e a pior delas é quando nos separamos de Deus, a paz deixa de existir quando Deus não está mais presente em nossa vida.

Quando o Anjo Gabriel aparece a Maria na anunciação, ela ficou profundamente perturbada, mas o Anjo lhe disse; “Não temas Maria, pois obtiveste graça junto de Deus”. Luc 1,30

A paz foi rapidamente resgatada no coração de Maria porque Deus estava com ela, caso contrário, Maria teria entrado em pânico e colocado todo o plano de Deus a perder. Se nós estamos com Deus, nenhuma noticia ou situação poderá nos abalar, ainda que nos assustemos com ela. Mas, quando estamos distantes de Deus ou com o coração longe D’Ele, qualquer vento pode nos derrubar. Por isso, esta conquista da paz precisa acontecer antes de qualquer coisa dentro de nós, uma verdadeira reconciliação com Deus.

Note que até o nosso pecado retira a paz do nosso coração e ficamos propensos ao isolamento e a todo tipo de violência. São Paulo diz que o mau não é o que entra, mas o que sai de dentro de nós. A paz é uma forma de manter estes leões que estão dentro de nós acorrentados, tornando possível o fruto da paz reinar em nosso coração em nosso relacionamento com Deus e com os irmãos.

O medo também é uma forma de violência se não soubermos dominá-lo. Nossa Senhora não tinha pecados, mas como pessoa humana ela tinha medo, porém, administrado pelo fruto da paz, resultado do seu relacionamento com Deus. Sem Deus a paz é impossível, talvez seja por isso que moramos em um mundo tão violento, porque o mesmo tem abandonado a Deus.

O primeiro dia do ano é dedicado a PAZ, que traz como padroeira Nossa Senhora da Paz. Em Fátima-Portugal, Nossa Senhora aparece aos pastorinhos pedindo a paz ao mundo, e isto aconteceu em plena I guerra mundial. Maria está atenta a extinção da paz no mundo, ela se preocupa conosco, nós que ainda estamos neste vale de lágrimas, gemendo e chorando. Ela é a nossa advogada rogando para que a fonte que é Jesus, não seja extinta de dentro de nós.

Nossa Senhora Rainha da Paz, rogai por nós.

Com carinho Marcelo Pereira