quinta-feira, 16 de abril de 2009

Bondade, quarto fruto do Espirito Santo

Estamos na sequência dos 9 frutos do Espirito Santo. Já vimo até aqui os frutos; amor, paz e alegria, agora vamos ver o fruto da BONDADE.

A bondade é a tradução da palavra grega CHRESTOTES que significa honorabilidade e eficiência que produz em nós gentileza e suavidade. (capacidade de ser suave).

Dom Bosco dizia que, uma pessoa boa é aquela que pensa bem do outro, fala bem do outro e quer o bem do outro. É uma espécie de virtude do bem indispensável para produzir frutos bons em nós.

Uma pessoa verdadeiramente boa é capaz de se decepcionar repentinamente com alguém e ainda assim continuar amando, simplesmente porque ela foca com a lente da bondade que torna capaz de enxergar a fundo e entender que em cada pessoa há algo de bom escondido por de trás daquela atitude má.

Deus é insuperavelmente bom. Ele não se deixa vencer em generosidade e inúmeras vezes Ele olha para nós e vê que por trás das nossas maldades, misérias e pecados há algo bom, o suficiente para não nos deixar desanimarmos da continua busca pela superação do homem mal até redescobrirmos o homem bom que está dentro de nós.

Você já deve ter ouvido a música “Todo homem é bom” do compositor e cantor Grecco, interpretado por ele e também gravada pelo padre Fábio de Melo. Quando terminamos de ouvir a música chegamos à conclusão que de fato todo homem é bom e que não existe ninguém no mundo que não tenha no coração a semente da bondade. Esta semente precisa ser cultivada se não os frutos não crescem. Gandhi dizia que “no decorrer dos séculos o mal parece triunfar, mas no fim o bem sempre vence”. O exercício da bondade se passa em fazer o bem aos outros como diz Dom Bosco, pois um mau hábito pode ser vencido por um bom hábito segundo o professor Felipe Aquino. Quem usa deste binóculo vê mais longe, não fica preso as aparências, mas vê o coração, lugar do sagrado, altar onde o amor e a bondade é gerado e celebrada em nós. O coração é um altar porque é o lugar do sacrifício, pois muitas vezes ser bom é exigente, às vezes dói ser bom, ma a verdadeira bondade se passa pelo sacrifício do ser bom mesmo quando o outro não merece.

Quando olhamos para Maria no caminho do calvário acompanhando Jesus com os olhos, percebemos o quanto é difícil ser bom, mas foi ali que Maria aprendeu a maior lição sobre a bondade. Em momento algum Jesus condenou ou odiou o seus algozes que batiam, zombavam e cuspiam em seu rosto. Jesus sabia que aquelas atitudes eram periféricas, aqueles homens agiam na superfície do coração e não permitiam que a bondade que estava no coração deles enxergasse que Jesus era Deus ou ao menos um homem bom. O mal nos cega ver o bem no outro. Maria sempre foi uma mulher bondosa, a história mostra isto, mas foi na paixão que ela experimentou o ápice do ser bom.

Estamos entrando na semana santa, tempo oportuno para aprendermos com Jesus a sermos bons. Há uma frase que gosto muito de postar no meu blog fotosquefalam que diz; “não basta ser bom, é preciso mostrar ser bom”. A nossa bondade precisa ser visível se não o outro não vêem.

Sejas bom, custe o que custar!

Uma ótima semana santa pra você…

Com carinho Marcelo Pereira