segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fidelidade, sexto fruto do Espírito Santo

A palavra fidelidade também é conhecida como PISTIS que traduz a palavra fé e confiança. Não se refere necessariamente a ter fé em Deus, mas sim a atitude de julgar capaz de ter confiança.

Normalmente uma pessoa fiel é sempre uma pessoa integra confiante em seus valores e rege a sua vida através do exercício da fidelidade. Em alemão a palavra fidelidade significa estabilidade, onde a pessoa está sempre no centro e estável. Ela não se deixa levar pela corrupção e desvaleres que a diminua ou a desestabiliza.

Daí, podemos dizer que uma pessoa fiel aos seus valores, sonhos, metas, leis e corretas tradições, é capaz de ter fé e confiança em si mesma, nos outros e principalmente em Deus.

A fidelidade não é um fruto que chega pronto, ela é conquistada durante boa parte da nossa vida no treinamento diário até conseguirmos estar no centro, sem titubear nem para frente nem para trás. Isto, nos deixa confiantes. Quando estamos centrados em nossa confiança e em nossa fé somos capazes de mover as pessoas ao nosso redor sem algum esforço.

No campo Espiritual isto se torna mais evidente ainda. A confiança em Deus pode nos poupar de muitos sofrimentos além de nos fazer tocar em grandes milagres. Já uma pessoa desconfiada perde muito tempo procurando explicações para tudo e razão para todas as coisas, e acaba não vivendo a dimensão sobrenatural que rege sobre nós através da confiança e a fé.

A fé e a confiança são as construtoras da fidelidade em nós. Quem atua em sua vida orientando-se na virtude da fidelidade sentir-se-á estável.

Quando olhamos para Maria podemos afirmar que ela é uma mulher estável, centrada nos valores que herdou na escola da vida, centrada sobre tudo na vontade de Deus. Sua confiança em si própria e em Deus é inquestionável, porém fruto de sua confiança e integridade. Maria não foi criada pronta para todas as virtudes que ela possui, mas foi moldada na vida e por isto, chegou à maturidade da fidelidade, equilibrada, no centro da sua integridade que gerou total confiança no plano que estava designado para sua vida.

Para ser integro é preciso antes ser fiel. A corrupção em qualquer gênero destrói qualquer estabilidade de ser fiel em qualquer coisa.

O mundo hoje se tornou uma escola que forma pessoas integras e corruptas, tudo depende da minha fidelidade aos reais valores que geri durante a minha vida e de forma especial, os valores da nossa fé cristã.

Não nos esqueçamos, a fidelidade é um fruto, mas somos nós que plantamos o que queremos colher. Se quisermos colher fidelidade temos que plantar confiança e fé.

Que Maria Santíssima nos coloque no centro, no centro de nós mesmos e no centro da vontade de Deus para que os frutos da fidelidade em nós, seja capaz de mudar a nossa desconfiança em fé.

Deus abençoe você!

Com carinho Marcelo Pereira