segunda-feira, 20 de abril de 2009

Generosidade, quinto fruto do Espírito Santo

Estamos caminhando sob os 9 frutos do Espírito Santo narrado por S. Paulo na carta aos Gálatas. A fonte é sempre o Espírito Santo, ninguém produziria tais frutos se não por meio do Espirito Santo de Deus.

Hoje vamos falar sobre a generosidade que em grego se escreve “makrothymia”. Este fruto é uma característica forte do nosso Deus. Ele não se deixa vencer em generosidade mesmo quando não merecemos.

A generosidade também produz outro fruto que é a paciência. Uma pessoa paciente tem sempre como pano de fundo a generosidade. Deus é extremamente paciente para conosco no que diz respeito a nossa conversão. S. Pedro em sua segunda carta diz que “Deus está demonstrando paciência conosco pois Ele não quer que nenhum de nós se perca, mas que todos cheguem a conversão”. II Pedro 3,9

Deus não é generoso simplesmente porque Ele quer ser generoso, mas Ele é para que sejamos também para com os outros.

Muitas vezes agimos como aquele devedor implacavelmente infiel narrado por S. Mateus no capítulo 18, 23-35. O rei lhe perdoou a sua divida de uma forma extremamente generosa, mas o servo devedor não agiu da mesma forma para com aqueles que lhes devia. Este exemplo demonstra a nossa fragilidade em sermos generosos e pacientes para com os outros. Mede-se o tamanho do coração de uma pessoa pela capacidade de ser generosa para com os outros. Quanto maior a generosidade, maior é o coração desta pessoa. É por isto que dizemos que Deus tem um coração grande porque a sua capacidade de ser generoso é extremamente grande.

A pessoa que tem o coração pequeno se aborrece facilmente com qualquer coisa e não sabe ser paciente com as limitações dos outros e nem de si próprio.

Maria também tinha um coração grande. Seu SIM estava permeado de generosidade, e por isso Deus pode salvar o mundo por meio do sim de Maria. Não foi um sim egoísta pensando em si apenas. Maria disse seu sim para os outros, pensando na salvação de todos.

Com a generosidade se pode salvar o mundo, expandir as fronteiras do coração e torná-lo grande o suficiente para acolher não só as qualidades, mas também os defeitos dos outros.

Que Nossa Senhora nos ajude e nos ensine a tornar o nosso sim generoso a ponto de tornar o nosso coração grande como o coração de Deus.

Com carinho Marcelo Pereira

Deus abençoe você!