sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Maria e o plano de salvação

Meditação do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem

1 – O artigo primeiro do Tratado da Verdadeira Devoção a Virgem Maria já começa com uma frase significativa e profundamente escatológica.

“Foi por intermédio da Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por meio dela que ele deve reinar no mundo”

Veja, Maria está presente no inicio e fim do plano de Deus. No inicio, porque Deus quis precisar de uma mulher para que Cristo pudesse penetrar na vida humana. Deus poderia usar outra forma de fazer isto? Poderia! É claro que poderia, pois Ele é Deus e tem poder para isso, mas, a participação de um ser humano no plano de salvação também faz parte da sabedoria Divina de Deus. Maria foi a escolhida já antes da execução do plano para ser está intermediária, está porta pela qual Jesus pudesse ter acesso a cada um de nós.

Ela também está destinada para ser o intermédio do reinado de Cristo até a sua volta. Por tanto, Maria está presente não só no inicio e fim da história, mas principalmente no centro da história e do plano de Deus. Maria sempre estará em destaque em cada momento da história do homem. Já se somam mais de 2000 anos que uma avalanche de ideologias anticristã e até mesmo cristã como no caso dos evangélicos, que tentam rasurar está personagem da história, mas devo afirmar que Maria não foi desenhada por mãos humanas, mas pela própria vontade de Deus. Ele quis que fosse assim e será assim querendo ou não querendo. Também isso não é uma imposição de Deus, pois a salvação é para todos e é gratuita e recebe quem a deseja e a busca. Um coração fechado a está realidade fica apenas com a sensação de estar na verdade, mas no fundo não chega a ter o paladar e nem mesmo se sacia desta graça que é Maria na vida do homem.

Vamos fazer um caminho sob este alicerce que é Maria segundo o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria de São Luís Maria Grignion de Montifort. Este é apenas o artigo 1 do tratado. No próximo artigo vamos conhecer uma característica muito forte de Maria que comprova porque Maria é bendita entre todas as mulheres.

Marcelo Pereira – fatimahoje