terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mãe escondida e secreta

Meditação do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem

2 – Toda a sua vida Maria permaneceu oculta; por isso o Espirito Santo e a Igreja a chamam Alma Mater – Mãe escondida e secreta. Tão profunda era a sua humildade, que, para ela, o atrativo mais poderoso, mais constante era esconder-se de si mesma e de toda a criatura, para ser conhecida somente de Deus.

O segredo de Maria sempre foi a humildade. A palavra humildade vem da origem da palavra húmus, que significa “solo sobre nós” ou ainda “terra fértil”. Em outras palavras, húmus é o nível que nós estamos. Cada homem e cada mulher tem o mesmo nível de dignidade, de possibilidade de ação. A palavra humildade também deriva a palavra “humano”, ou seja, ser humilde significa estarmos todos no mesmo nível, ninguém é melhor ou pior do que o outro, todos estamos no mesmo plano de dignidade pois todos nós somos humanos e estamos todos no mesmo solo, num mesmo patamar de dignidade.

Maria se colocou no mesmo plano de todos os homens e mulheres, pois desta forma ela não se destacaria aos olhos humanos mas somente aos olhos de Deus. Na humildade de Maria se esconde um segredo que hoje o próprio Deus nos quer revelar, o segredo de ser um com o outro, de estar no mesmo plano de dignidade do outro, é exatamente isso que nos faz destacar aos olhos de Deus. Maria foi tão humilde, tão humana tão comum entre os homens que se destacou entre todas as outras mulheres “Bendita és tu entre todas as mulheres…”, apenas por ter eficaz no cumprimento da palavra humildade.

Não é com confetes ou com exageros que vamos atríar a atenção de Deus sobre nós, mas é com a santa humildade, como a Alma Mater (Mãe escondida e secreta ).

Quero pedir hoje que Maria, mãe da humildade nos ensine o segredo de sermos único aos olhos de Deus, mas comuns entre os outros a fim de termos dignidades iguais para que só Deus seja exaltado em nosso relacionamento. Hoje é um dia de nos consagrarmos a Maria, a sua santa humildade, ao seu Imaculado coração. Segue acima uma oração de consagração ao Imaculado Coração de Maria feito pelo Monsenhor Jonas Abib, em Fátima, no dia 11 de Maio de 2004, diante a Imagem de Nossa Senhora de Fátima na Capelinha das Aparições.

Marcelo Pereira