sexta-feira, 6 de maio de 2011

Devoção a Santíssima Virgem Maria

Todas as devoções devem ter seu fim último em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Nenhuma devoção por mais importante que seja não deve nunca ocupar o lugar desta devoção maior que é Jesus.
A devoção a Santíssima Virgem Maria tem como finalidade única, estabelecer com mais perfeição a devoção a Jesus Cristo nosso Senhor.
É verdade que muitos intelectuais espiritualistas baseados em filosofias cristãs e não cristãs tem esvaziado o valor da devoção a Virgem Maria criando doutrinas de caráter protestante, com o objetivo de separar Jesus de Maria e às vezes até de forma desumana.
São Luís M. Grignion de Montfort chega a dizer que é mais fácil separar a luz do sol ou o calor do fogo do que separar Jesus de Maria no que diz respeito ao plano de Deus em salvar o homem. Se Maria não existisse, Jesus não existiria para nós pela fé, da mesma forma que a luz não existiria se o sol não existisse.
Deus está mais perfeitamente presente em Maria que em todos os Anjos do Céu, diz São Luís de Montfort.
A indiferença a Virgem Maria gera indiferença a Jesus automaticamente. Negar Maria como parte do plano de Deus em salvar o homem, é negar Jesus e a própria salvação. Por outro lado, quando Deus encontra uma alma mergulhada na devoção a Virgem Maria, mais operante mais operoso e mais rápido se torna o processo de produzir Jesus nessa alma, pois o ventre que gerou o homem perfeito “Jesus Cristo” é o mesmo ventre que possuindo a forma na medida certa para gerar-nos também para Deus a estatura do homem perfeito, homens novos para um mundo novo.
Quem dera se algum dia alguém nos saudasse de bendito ou bem aventurado por ter nos encontrado no ventre de Maria como o fez Isabel sua prima ao ver Maria que exaltou dizendo; “Bendito é o fruto do teu ventre”, que alegria seria para mim, ter alcançado a santidade por meio de Maria, fruto do teu ventre ó mãe.
Recentemente, no segundo Domingo da Páscoa, Bento XVI ao inscrever no livro dos bem-aventurados o beato João Paulo II, em seu discurso o papa nos apresenta Maria como a “bem-aventurada” aquela que precede todas as outras bem-aventuranças. “Bem aventurada é aquela que acreditou no cumprimento de tudo que lhe foi dito por parte do Senhor” Luc 1,45
Maria se torna um modelo de bem-aventurança justamente porque acreditou no plano de Deus.
Para João Paulo II, desde o inicio de sue pontificado, Maria tornou-se esta referência de fé, alguém que ele escolheu para o conduzir no seu ministério de pastor da Igreja de Cristo. Ao tomar posse do seu cajado de Papa, João Paulo II manda introduzir em uma cruz de ouro a letra “M”, e na parte inferior direita o seu lema “Totus tuus”. Sou todo vosso e tudo o que possuo é vosso. Tomo-vos como toda a minha riqueza. Dai-me o vosso coração, ó Maria.

Para Karol Wojtyla, foram as mãos generosas de Maria que o conduziu ao longo de seus quase 27 anos de pontificado, e foi ela que o sustentou nas horas mais sóbrias.

Deixar-se formar por Maria é antes de tudo tê-la como esta referência, modelo de bem-aventurada, alguém que acreditou e que por este motivo participa na construção do homem novo segundo Jesus Cristo. Bendito é o fruto do teu ventre ó Maria. Bendito é aquele que escolheu seu ventre para se tornar Cristo no mundo. Bendito é o bem-aventurado João Paulo II que escolheu ser todo teu ó Maria e permitiu que tudo fosse feito por tuas mãos.

Foi exatamente isso que a Igreja proclamou no segundo Domingo de Páscoa. Bem-aventurado o fruto do teu ventre ó Maria, bendito é agora João Paulo II, filho de sua serva Maria, que agora está muito mais perto do Céu porque acreditou que o caminho, a verdade e a vida que é “Cristo”, têm como residência o seu ventre ó querida mãe.

Maria, “Porta do Céu”, rogai a Jesus para que cresça em nós cada dia mais este desejo de nos deixar formar por ti, que sejamos gerados no novo homem segundo Jesus Cristo, que essa união da minha alma com a tua graça tornem esta devoção um meio seguro de união mais profundamente entre nós e seu filho Jesus Cristo nosso Senhor.

Marcelo Pereira

2 comentários:

LUZ VITORIOSA DE OXALÁ disse...

parabéns pelo blog. Em perfeita sintonia com a urgencia dos tempos atuais! visite e divulgue tb nosso blog - www.virgemdeguadalupe.blogspot.com

fatimahoje disse...

obrigado, estarei divulgando vosso trabalho também