quarta-feira, 27 de abril de 2011

Consolar os corações de Deus, Jesus e Maria

Aprofundando um pouco mais no que toca o tema reparação, quero reafirmar o sentido pelo qual o sofrimento tem sentido redentor na vida do homem. A reparação vem dar sentido ao sofrimento humano, mais do que isso, a reparação tem poder de aliviar a dor causada pelas ofensas com que Deus, Jesus e Maria são ofendidos.
No post anterior começamos a perceber que, os nossos sofrimentos sejam eles voluntários ou não, podem ser oferecidos a Deus em ato de reparação dos pecados que eu cometi, e que outros cometeram, mas acima de tudo, com a reta intenção de consolar os corações de Deus, de Jesus e Maria, transpassados pelos pecados da humanidade. É mais do que justo, que eu me sacrifique por aqueles que continuam a ofender estes três corações, não podemos ficar inerentes ao apelo de conversão e reparação feito aqui.
Portanto, reparar não é um castigo imposto a nós, muito menos uma questão de troca de favores, pois de graça recebi, de graça devo oferecer.
Jesus foi o primeiro a oferecer a Deus este consolo e o fez de forma gratuita, reparou nossos pecados que ofendiam o coração de Deus, “Cristo tomou sobre Si as nossas dores, Ele morreu para que tivéssemos o perdão.” (cf Is 53, 6). Estávamos condenados à morte como um boi destinado ao matadouro, mas Cristo assumiu a nossa culpa, pagando o preço com o seu próprio sangue a dívida que tínhamos com Deus, devido à desobediência dos nossos primeiros pais (cf. Rom 5, 7). Ele não nos pediu nada em troca, foi gratuitamente que ele dispôs-se abraçar a sua Cruz, que no fundo no fundo, era a nossa cruz, e como um cordeiro, Cristo foi imolado, sacrificado por toda a humanidade. Cristo só espera de nós que, creiamos Nele e sejamos Santos. “Esta é a vontade de Deus a nosso respeito, que sejamos Santos assim como Vosso Pai que está no Céu é Santo.” (cf. Rom 3, 21).
Esta Reparação está ao alcance de todos, aceitá-la, é ao mesmo tempo, corresponder ao amor gratuito de Deus por nós, e contribuir no plano de salvação de toda humanidade. É indenizar a Deus devolvendo a Ele amor roubado pelos pecadores, cujo qual eu sou o primeiro.
Fátima é um convite dos tempos atuais para reparar toda ofensa contra os corações de Jesus e Maria, consolar estes dois Sacratíssimos Corações transpassados pela espada do pecado, da maldade e da ingratidão. Reparação significa, portanto, devolver a Deus o que lhe pertence, que é se não a concretização da nossa Salvação.
Eis o motivo pelo qual sofremos, “é feliz o homem que suporta a provação e os sofrimentos, porque depois de provado e testado, receberá a coroa da vida eterna”. (Cf. Tiago 1, 12) Há uma recompensa para quem assim proceder. O sentido que damos aos nossos sofrimentos é que vai determinar o tipo de recompensa que haveremos de receber. Infelizmente a nossa tendência é estamos sempre nos desviando da vida eterna quando não aceitamos os nossos sofrimentos e a cruz de cada dia. Quando fugimos dos nossos sofrimentos estamos fugindo da nossa própria cruz a que Jesus nos disse que sem ela não é possível ser seu discípulo, pois esta atitude de repulsa contra tudo que nos faz sofrer é própria do demônio, é característica dele fugir da cruz, porém nós somos convidados a utilizar de todos os nossos sofrimentos para sermos santos, para nos tornarmos inabaláveis na fé e fortes na provação. Eis o segredo para se chegar ao céu, aqui está à escada da felicidade eterna.
Já podemos pedir a intercessão dos beatos Francisco e Jacinta Marto, beatificados no ano 2000 por João Paulo II, que voluntariamente escolheram subir pela escada do sofrimento, e que em breve também poderemos pedir a intercessão de João Paulo II que será beatificado no dia 1 de Maio. Que ao exemplo deles, Maria nos ajude a subir degrau por degrau até alcançarmos o Céu.
Maria, porta do Céu rogai por nós!
Marcelo Pereira

Nenhum comentário: