quarta-feira, 27 de abril de 2011

Alma Mater

“Alma Mater”, Mãe escondida e secreta, era assim que São Luís Grignion de Montfort chamava Maria. Característica própria da humildade de Maria que quis se esconder dos olhos humanos para ser conhecida somente por Deus.
Alma mater é uma expressão de origem latina que pode ser traduzida como “a mãe que alimenta ou nutre”.
O termo era usado na Roma antiga como um título para a deusa mãe, e, durante o Cristianismo medieval para aludir à Virgem Maria.  Nos tempos modernos, o termo é utilizado para referir-se à universidade, realçando a função da instituição como fornecedora alimentar para a faculdade intelectual.
Maria se manteve oculta durante sua vida na terra para que nada ofuscasse o brilho da luz de Cristo. A sua graça por ter sido ornada e escolhida por Deus para ser a mãe de Cristo poderia atrair os olhos dos homens para sua pessoa, mas Maria escolheu se esconder debaixo da luz de Cristo a fim de que a sua grandeza não desviasse os homens da luz maior, que é Cristo Jesus.
Nem mesmo os evangelhos revelam a grandeza de Maria para que também as gerações futuras não corressem o mesmo risco. Maria se revestiu de humildade, mas sua grandeza, suas riquezas e graças se manteve escondidas em Deus, passando assim despercebidas aos olhos de toda criatura humana. Contudo, o mesmo Deus que ocultou a beleza de Maria, é o mesmo que agora quer revelar ao homem. Já começou por revelar na anunciação do Anjo Gabriel “Salve ó Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo, pois encontraste graça diante dos olhos de Deus”. Deus não só começou revelar os segredos de Maria aos homens como também intensificará nos fins dos tempos.
Maria é um tesouro a ser esculpida, mesmo que os homens venham a conhecê-la plenamente, Maria continuará sendo humilde, pois nem mesmo sendo reconhecida cheia de graça aos olhos de Deus, nem assim ela deixou de ser pequena e serva “…eis aqui a escrava do Senhor, faça-se de mim segundo a Tua vontade”. Da mesma forma, mesmo que chegarmos a um alto conhecimento das grandezas de Maria, jamais diminuirá a sua virtude de ser serva e humilde, pois no Céu, sua humildade prevalece ainda com mais excelência. Por outro lado, aquele que fazer a experiência com as riquezas de Maria será tão facilmente contagiado por seu brilho, que não voltará a enxergá-la simplesmente com os olhos da carne, mas também com os olhos de filhos que acolhe a ama.
Na difícil caminhada de nossa vida cotidiana temos que olhar para João o discípulo que Jesus amava e aceitar como ele aceitou acolher Maria em nosso coração que, a pedido do próprio Jesus, leva Maria para casa, não apenas como mãe de Jesus, mas agora como sua mãe também.
Mãe santíssima revelar-nos a tua grandeza, as tuas graças, os teus tezouros sem deixar-nos perder de vista a graça maior que é Jesus nosso Senhor. Pedimos ó mãe, que seja revelado a nós apenas aquilo que vai edificar a nossa alma, que vai nos levar para Deus, prevalecendo também em nosso coração à mesma humildade de quem busca servir a Deus na miséria e na pequenez de coração.
Assim seja ó Mãe…
Marcelo Pereira

Nenhum comentário: