quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Prudência, segunda virtude Cardinais

No artigo anterior vimos a JUSTIÇA como a primeira virtude cardinal. Hoje vamos entender qual é a virtude que se assemelha a inteligência do coração.
A PRUDÊNCIA é uma maneira prática que através da razão é capaz de discernir em qualquer circunstância nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realizá-lo. Cat 1806
São Tomás de Aquino associa a prudência com a palavra providência. Já em alemão a palavra prudente “KLUG” significa fino, delicado, gracioso, culto, desenvolto, corajoso e efusivo.

Ser prudente também é ser inteligente. São Tomas de Aquino dizia que a prudência sempre pressupõe o reconhecimento do bem. Excede o simples saber e encontra-se sempre ligada a ação. Não é uma questão de saber ou de ter conhecimento aguçado, mas é uma inteligência que apura e reconhece a realidade de forma correta, para, a partir deste princípio saber como agir. A prudência é o modo necessário para que a nossa vida tenha êxito. O próprio S. Tomás cita Aristóteles onde ele acreditava que a prudência constitui a condição prévia para todas as virtudes, como que guia das virtudes, “uma regra e a medida certa da ação”.
É a prudência que guia imediatamente o juízo da consciência, ordenando a conduta do homem segundo este juízo com a finalidade de praticar o bem e evitar o mal.
Quem é prudente consegue enxergar além da situação atual e avaliar-se uma determinada ação, realmente a prudência constitui um caminho para realizarmos um determinado objetivo.
Jesus tece elogios ao homem prudente que construiu a casa sobre a rocha. Elogia até a prudência de um administrador infiel e injusto. Faz um paralelo entre as virgens tolas e as prudentes. Jesus usa a prudência como medida para quem pretende se dedicar a um empreendimento. Em fim, a prudência é a atitude que torna o homem inteligente e faz sua vida ter êxito.
A pessoa prudente não pensa apenas com o intelecto, e sim com o coração. Quem a ela descobre, descobre também o caminho para o sucesso de ter uma vida plena de realizações boas.
A próxima virtude que vamos estudar será a FORTALEZA.

Deus abençoe você!

Com carinho Marcelo Pereira