segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Canção Nova um Programa de Vida

Estamos trilhando um caminho de reflexão sob o tema “Canção Nova um Programa de Vida”

No primeiro artigo com o tema “Dia do Consagrado”, vimos à importância de consagrar não somente toda nossa vida a Deus, mas, sobretudo, todos nossos projetos, sonhos e metas que desejamos traçar para este ano.

No segundo artigo falamos de um “Programa de Via com Maria”, pois foi ela juntamente com José que apresentou Jesus no templo e com ele toda a sua missão. Devemos obter o auxilio da Santa Virgem Maria para termos um bom programa de vida.

No último artigo cujo tema foi “Um programa de vida no Espírito Santo”, vimos que é de suma importância que o Espírito Santo esteja na construção de todos os nossos planos, pois ele é a fonte de toda inspiração e o termômetro para discernir se estamos dentro da vontade de Deus ou não.

Hoje quero refletir um pouco com você por que a Canção Nova escolheu este lema para este ano de 2009. Você sabe que todos os anos a Canção Nova caminha sob algum lema que vai nortear as nossas atividades missionárias, como “Canção Nova um jeito de ser”, “Canção Nova do Jeito de Maria”, “Ser Canção Nova é bom demais”. Este ano o tema é “Canção Nova um Programa de Vida”.

Você sabe que a Canção Nova é uma referência para muitas pessoas. O seu jeito de ser, o seu modo de viver e a maneira de evangelizar é um diferencial muito necessário para a transformação deste mundo. De fato, está é a essência da Canção Nova, foi para isso que Deus a criou. Ela não é uma comunidade perfeita, temos muitos erros, mas por uma iniciativa amorosa de Deus, Ele nos escolheu para ser este fermento na massa, e enquanto vamos transformando a grande massa que é este mundo, Deus ao seu tempo também vai formando-nos para que sejamos cada vez mais um fermento eficaz e necessário no mundo de hoje.

Como eu disse acima, não somos perfeitos nem os únicos e muito menos os melhores, mas somos escolhidos e uma vez escolhidos cabe a nós dizer sim ou não. A nossa missão não é somente evangelizar, mas principalmente deixar-nos ser evangelizados. A nossa própria evangelização precisa nos atingir, e quando este processo acontece em nós então passamos a ser referência para os outros, a partir do nosso testemunho do nosso modo de vida, do nosso trabalho santificado, da nossa maneira de viver a pobreza e ao mesmo tempo a dependência de Deus em tudo, a Divina Providência que vai regendo a nossa vida, nosso jeito carismático de ser, nossa vida de oração, a nossa coragem de abraçar tantos desafios grandes, o viver reconciliados, a radicalidade e a busca do viver sem pecado tudo isso passou a fazer parte da vida de muitas pessoas que hoje forma conosco uma grande família. Este é o programa de Vida que a Canção Nova quer neste ano caminhar. Para nós da Canção Nova e da família Canção Nova, é um retomar as nossas origens e essência, mas para o mundo a nossa volta, o nosso jeito de ser e de viver o evangelho pode ser um ótimo programa de vida para nos aproximar cada vez mais daquilo que somos no coração de Deus.

É um convite, não existe um roteiro, nem mesmo uma fórmula, mas para todos nós a referência é o evangelho de Jesus Cristo, aqui está um código de santidade, um verdadeiro programa de vida para todos nós.

No próximo artigo vamos partilhar o tema; “Um programa de vida segundo o evangelho”, aguarde!

Deus abençoe você

Com carinho Marcelo Pereira